Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Biblioteca Municipal oferta equipamentos para auxiliar deficientes visuais

Publicada em 03/05/2018 às 08:00

O kit contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada

A Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot oferta equipamentos para auxiliar deficientes visuais. A iniciativa tem como finalidade fomentar o hábito da leitura na região. Em todo o Estado, 62 bibliotecas públicas, instaladas em 55 cidades, foram contempladas com os aparelhos de tecnologia assistiva, após concurso realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPD).

Carla Malafaia, estudante de psicologia, é a primeira usuária dos equipamentos. Ao tomar conhecimento da novidade, ela trouxe um livro para ser digitalizado e, posteriormente, poder ser transformado em arquivo de voz. “Conseguir especialmente livros didáticos acessíveis, para nós deficientes visuais, é uma dificuldade. Esses equipamentos vão facilitar muito os meus estudos. há três anos, conheci o espaço e sei que é bem preparado para receber os usuários. Agora, estou ainda mais satisfeita. Além de usar muito o scanner, pretendo indicar para conhecidos”, comemorou.

Lacuna

As bibliotecárias da Nelson Foot, Vera Barros e Michele Bueno Santana, contam que participaram do concurso promovido pela SEDPD com o Projeto Interagir, o qual visa, por meio de ações diversas, democratizar o espaço da biblioteca. “Hoje, temos um acervo com 49 mil itens, sendo em torno de 200 títulos em braille e 258 livros falados. Muitas obras não estão em braille e, ao nos inscrevermos no concurso, a ideia era obtermos o kit para suprirmos uma lacuna”, lembra Vera.

A equipe aprendeu a usar as máquinas e, junto com a digitalização, se dispôs a fazer a revisão da obra, antes da entrega do arquivo. “Estamos podendo ofertar uma tecnologia importante. Muitas pessoas adquiriram problemas visuais ao longo da vida e não tem contato com o braille. Possibilitar com que ela traga o material para conversão ou faça a leitura no amplificador é algo, sem dúvidas, importante. Estamos felizes em poder ofertar esse novo serviço, de forma gratuita, a todos os deficientes visuais da região. Temos certeza que vamos atrair mais público e cumprir nosso objetivo de democratizar o espaço, ser um ponto de encontro e ofertar inúmeras possibilidades”, acrescenta Michele.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/03/biblioteca-municipal-oferta-equipamentos-para-auxiliar-deficientes-visuais/

Apoio