Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

CNH digital já pode ser feita em todo o país

Publicada em 04/05/2018 às 12:17

Se o celular do motorista for roubado, é possível bloquear a CNH digital no Portal de Serviços do Denatran

Após o Rio de Janeiro aderir à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, o documento já pode ser usado por motoristas em todo o Brasil, bastando apresentar a tela do celular sempre que solicitado. O Detran-SP havia começado a emitir a CNH digital em março.

Quem já possui a CNH com QR Code pode solicitar a versão digital sem qualquer custo adicional. Para obter a CNH digital, é preciso ainda estar com o documento em dia e regularizado — dentro da validade e sem nenhum bloqueio. O modelo da CNH com QR-Code impresso passou a ser emitido em maio de 2017, portanto, quem tirou ou renovou o documento antes disso precisa solicitar uma segunda via, que custa R$ 42,41.

Quem já possui um certificado digital válido, como o e-CPF, pode realizar o pedido da CNH digital pelo próprio celular. Pessoas que ainda não contam com esse documento deverão ir até um posto de atendimento do Detran a fim de realizar o cadastro. Depois disso, e com tudo regularizado, basta solicitar a CNH virtual pelo smartphone.

Celular roubado

Na página do Denatran, existe uma seção de perguntas e respostas. Uma das dúvidas é o que acontece se o celular for roubado. Neste caso, de acordo com o Denatran, “basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatran. Pelo portal também é possível habilitar o novo aparelho para o qual se queira transferir o serviço da CNH Digital. De qualquer forma, mesmo sem bloqueio, a pessoa que pegou o celular não vai ter acesso à CNH Digital. Isso porque o aplicativo só mostra o documento se o usuário digitar a senha de quatro números que foi criada pelo motorista.”

Fonte: Agência Brasil/Tecmundo


Leia mais CidadesNotíciasTransportes
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/04/cnh-digital-ja-pode-ser-feita-em-todo-o-pais/

Apoio