Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prazo para regularizar o título eleitoral termina nesta quarta (9)

Publicada em 09/05/2018 às 08:41

 

O título de eleitor foi criado em 1881. Os modelos passaram por mudança ao longo dos anos

O prazo para transferência, atualização ou emissão do título eleitoral termina nesta quarta-feira (9). O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, precisa emitir o título até essa data. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral.  O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral. Para transferência do documento, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município.

O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos. Em 2018, s eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.

Desde segunda-feira (7), alguns órgãos da Justiça eleitoral pelo país tem registrado longas filas. Outro fator obrigatório para as eleições deste ano é a biometria. No Brasil, 2.800 cidades aderem ao sistema. Caso o eleitor não tenha feito o cadastro exigido pela cidade, o título de eleitor será cancelado. Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

A partir deste ano também o documento eleitoral de uma pessoa transgênero trará apenas o nome social com o qual ela se identifica, e não terá o nome da certidão de nascimento. Pessoas trans poderão pedir a mudança no documento no cartório eleitoral da cidade também até 9 de maio. S TSE, pelo menos 1,4 mil transexuais e travestis pediram o registro de nome social.

Fonte: Portal G1


Leia mais CidadesDestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/09/prazo-para-regularizar-o-titulo-eleitoral-termina-nesta-quarta-9/

Apoio