Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Enem passa a ser gratuito a estudantes de escola pública

Publicada em 10/05/2018 às 08:02

As provas do Enem acontecem em novembro, nos dia 4 e 11

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será gratuito a alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública. A medida passa a valer esse ano, mesmo aqueles que não haviam solicitado a isenção. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos em razão da mudança no formato do pedido de isenção.

Para os alunos que se enquadram nesta condição, a Guia de Recolhimento da União não será gerada. Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.

Até as 10 horas da última quarta-feira (9), mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. O participante, para se candidatar, deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha.

O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Fonte: Agência Brasil


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/10/enem-passa-a-ser-gratuito-a-estudantes-de-escola-publica/

Apoio