Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Reservatórios e novas adutoras vão ampliar a segurança hídrica

Publicada em 11/05/2018 às 11:54

Com o objetivo de ampliar a eficácia no abastecimento de água do município, a DAE Jundiaí abriu licitações para a construção de quatro novos reservatórios, que vão garantir mais 21 mil m3 de água tratada, e de obras de reforço em adutoras. Os reservatórios serão construídos no Jardim Carlos Gomes/Água Fria (5 mil m³), CECAP (1 mil m³), FazGran Industrial (5 mil m³) e na ETA Anhangabaú (10 mil m³).

Reforço nas adutoras do município também será contemplado em quatro regiões: Centro, Mato Dentro, Vale Verde e Vila Hortolândia

“O conjunto de reservatórios irá ampliar a autonomia do armazenamento para abastecimento da água tratada em todo o município. O aumento do volume de reservação vai evitar que a população das regiões beneficiadas seja afetada durante os períodos de interrupção de abastecimento, por conta de obras de manutenção nas adutoras. É mais uma ação que visa à segurança hídrica para Jundiaí”, explica o diretor presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares.

O novo equipamento no Jardim Carlos Gomes irá atender as regiões da Vila Rio Branco, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Caxambu, São Camilo, Vila Nambi, Jardim Tamoio, Colônia e adjacências. O reservatório do CECAP vai beneficiar as regiões do Parque Centenário, Corrupira, Bairro dos Fernandes e Rio Acima. No FazGran, as áreas beneficiadas serão do Residencial Jundiaí, Novo Horizonte e Distrito Industrial.

O projeto inicial previa a construção de cinco reservatórios metálicos. No entanto, em virtude de melhor condição técnica e financeira, serão executados em concreto armado e do tipo apoiado.

Para uma segunda etapa ainda estão previstos a construção de mais três reservatórios nos bairros de Ivotururacaia, Horto Santo Antônio e Jardim do Lago, elevando em mais 4,9 mil m³ a reservação para abastecimento de Jundiaí.

Adutoras

O reforço nas adutoras do município também será contemplado em quatro regiões: Centro, Mato Dentro, Vale Verde e Vila Hortolândia.

No trecho do Centro será executado 1,3 km de nova adutora de 600 mm. O tempo previsto para a execução da obra é de 6 meses. Com a obra, serão atendidos os bairros que são atendidos pelo reservatório R10, localizado no bairro Água Fria: regiões da Vila Rio Branco, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Caxambu, São Camilo, Vila Nambi, Tamoio, região da Colônia e adjacências.

Na região do Mato Dentro, será a execução de nova adutora com 6,7 km de extensão e 200 mm de diâmetro. Enquanto que na Vila Hortolândia/Torres de São José a extensão da nova adutora será de 2,1 km de adutora, com 300 mm de diâmetro. No Vale Verde, a adutora de 150 mm terá 4,1 km de extensão.

Fonte: DAE Jundiaí


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/11/reservatorios-de-agua-e-novas-adutoras-vao-ampliar-seguranca-hidrica-em-jundiai/

Apoio