Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mais de 300 animais são imunizados em posto na Vila Rami

Publicada em 14/05/2018 às 08:07

 

A imunização contra a doença deve ser feita uma vez por ano

Na última sexta-feira (11), 397 animais domésticos foram imunizados contra a raiva nos dois postos montados na Vila Rami. Este é o terceiro bairro com a medida, colocada em prática para ampliar a vacinação dos animais de estimação para proteção contra a raiva.

Foi localizado na região um morcego positivo para a doença, na última segunda-feira (7). A partir da informação, foi realizada ação de varredura na área para informar a população sobre os cuidados em caso de localização do morcego na residência. “Foram imunizado 298 cães e 99 gatos, total de 397 animais. Um volume acima da expectativa, que era, inicialmente de 179. A cobertura vacinal atingida”, comenta o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

A dose para gatos e cães é oferecida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da UVZ, nas campanhas anuais realizadas entre os meses de agosto e setembro, além de estar disponível o ano inteiro, na sede da UVZ, na rua dos Bandeirantes, 375, no bairro Ponte de Campinas.

Números

O vírus da raiva é circulante entre as populações de morcegos. Neste ano, três morcegos foram localizados mortos e positivos para a doença. O registro anterior foi em 2015, com dois exemplares insetívoros localizados em área urbana. Em animal doméstico de grande porte, a cidade registra cinco bovinos positivos para a doença, desde o início deste ano, na região do Rio Acima. O penúltimo registro foi em 2002, na mesma área. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Nos animais, os sintomas são falta de apetite dificuldade para caminhar, sinais de convulsão e salivação intensa. A contaminação ocorre por contato, seja com saliva ou secreção.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/14/mais-de-300-animais-sao-imunizados-em-posto-na-vila-rami/

Apoio