Segundo pesquisa, roupas, calçados e acessórios lideram compras por impulso
Em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que as roupas, calçados e acessórios são os objetos que lideram as compras por impulso. Segundo o órgão, seis em cada dez consumidores aproveitam as facilidades de crédito para comprar sem necessidade, o que representa 19% de preferência.
Já as compras em supermercado representam 17%, perfumes e cosméticos, 14%, bares e restaurantes, 13%. Compra de peças de vestuário e acessórios são feitas na maior parte pela parcela feminina de entrevistados (23%), sendo a compra de produtos eletrônicos o destaque entre os homens (13%).
“A regra de bolso diz que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensação de comprar sem pagar nada, que o crédito proporciona, tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e à inadimplência”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Outro fator são as compras online. Para 33% dos entrevistados, a plataforma estimula a compra por cartão de crédito. O cartão de crédito aparece como pagamento favorito na hora de parcelar, com 66% citações. O crediário vem em segundo lugar, mas com apenas 13% de menções. O financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferência. O cheque pré-datado foi citado por 1% dos entrevistados.
Em fevereiro de 2018, 38% dos brasileiros fizeram alguma compra parcelada. Ainda, 36% dos consumidores disseram ter recebido alguma oferta de desconto caso pagassem por uma determinada compra em dinheiro em vez do débito ou alguma modalidade a prazo.
(Fonte: Agência Brasil)