Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cultura participa de seminário internacional sobre gestão de patrimônio

Publicada em 17/05/2018 às 08:02

O próximo encontro, já confirmado, acontecerá em 2019 na FATEC de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), através do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), participou do 1º Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos realizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Roque, junto com a Universidade de Coimbra na última terça-feira (15).

Na ocasião, Jundiaí apresentou os estudos: “Pesquisa interinstitucional para elaboração de dossiê para registro de Patrimônio cultural Imaterial”, escrito pelo diretor do DPH, William Paixão, e Marianna Lamas, da Fatec; e “Municipalidade e Iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural: um estudo sobre o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí”, escrito por William Paixão e pela Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini, da Fatec Jundiaí, e pela Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista, também da Fatec.

De acordo com William, o seminário foi uma excelente oportunidade para que Jundiaí estabelecesse contatos com gestores de patrimônio do mundo todo. “Os trabalhos que apresentamos foram o destaque do evento e demonstrou também que o trabalho desenvolvido no Município é reconhecido e que pode ser ampliado e otimizado através de novas parcerias, como as que já temos com as universidades, inclusive na economia de recursos públicos, na ampliação da capacidade de diálogo e no aumento significativo na velocidade na tramitação dos processos ”.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, as discussões acerca do assunto têm seu espaço no Município. “Grande exemplo disso é o Simpósio que a Cultura realiza anualmente, em agosto, confirmado também para este ano. Fomentar este diálogo faz com que as diversas esferas e a população se apropriem da preservação e proponham novas ações”.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CidadesCulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/17/ugc-participa-de-seminario-internacional-sobre-gestao-de-patrimonio/

Apoio