Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tapete da Paróquia São João Bosco completa 30 anos

Publicada em 21/05/2018 às 17:16

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém dias antes de ser crucificado

Na quinta-feira (31), às 16h30, o pároco Agnaldo Tavares Ribeiro celebra a missa de Corpus Christi e, na sequência, a procissão para a confecção do tapete da procissão de Corpus Christi toma as ruas do bairro Eloy Chaves. Atualmente, um grupo formado por 450 pessoas é responsável por toda a festa de Corpus Christi na Paróquia São João Bosco. O evento tem apoio da Prefeitura de Jundiaí.

Há três décadas, fiéis da Paróquia São João Bosco iniciavam, voluntariamente, uma das missões mais nobres dentro da Igreja Católica. Desde 1988, um exército formado por crianças, jovens, adultos e idosos se une nas ruas do bairro para a confecção do tapete da procissão de Corpus Christi.

A iniciativa faz parte do calendário de eventos da cidade desde abril de 2012 por meio de lei municipal. “A confecção dos tapetes passou a ser feita nas ruas do bairro em 1988 após um desafio lançado aos moradores, na época, pelo padre Wagner de Medeiros”, comentou padre Agnaldo Tavares Ribeiro, pároco do Eloy Chaves.

Para a confecção do tapete, diversas famílias se mobilizam desde as 6 horas da manhã do dia 31. Os tapetes são feitos com serragem colorida, gesso em pó, borra de café e areia fina colorida, entre outros materiais que podem variar de acordo com a criatividade da cada equipe. São usados aproximadamente 500 quilos de serragem para um trecho de 400 metros. Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza da avenida.

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja é a hóstia consagrada.

Fonte: Paróquia São João Bosco


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/21/tapete-da-paroquia-sao-joao-bosco-c-30-anos/

Apoio