Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Emebs mostram importância das brincadeiras

Publicada em 22/05/2018 às 08:05

Dia do Brincar é comemorado internacionalmente no dia 28 de maio

As EMBS, em conjunto com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Complexos Esportivos e outros equipamentos culturais realizam atividades alusivas à Semana do Brincar até a próxima sexta-feira (28). Neste ano, a mobilização tem como tema “Brincar de Corpo e Alma.” O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância, mostrando as possibilidades lúdicas de se explorar o mundo, sem a necessidade de muitos artefatos. O evento também compõe o eixo de ação social do Primeiríssima Infância, programa estadual ao qual o município tem adesão e que preza pelo desenvolvimento infantil .

Os 250 alunos do Ensino Fundamental da Emeb Úrsula Guerello, no bairro Aeroporto, construíram com jornais velhos brinquedos como petecas e, ao longo da semana, vão resgatar brincadeiras antigas, como corre cotia, cabra cega e passa anel. “A ideia é mostrar brincadeiras tradicionais, aquelas que eram brincadas na rua e que os mais velhos passavam aos mais novos. Também queremos envolver as famílias, convidando os pais a reservarem um tempo para brincar com os filhos, e mostrar para eles o quanto isso é importante para a formação e o desenvolvimento da criança”, comentou a diretora da escola, Adriana Elisa Mendes.

Já na Emeb Antonio Brunholi Netto, no Jardim Tamoio o dia foi de brincar com diversos tipos de matérias, como fubá, tricô, plástico bolha, giz de cera, canetinha e carvão. Crianças do berçário ao G3 (grupo 3 anos) se divertiram com a proposta e mostraram, com brilho nos olhos, o quanto estavam felizes.

“Hoje estamos tendo o ‘Oficinaço de riscadores’, uma atividade que envolve o corpo todo e que, por meio do lúdico, trabalha a coordenação motora e o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Também fizemos fôlderes e a nossa programação ainda conta com apresentação do Musicart para os pais e fechamento da rua para brincarmos. Tudo isso com o intuito de conscientizar sobre a importância do ato de brincar”, destacou a diretora da unidade, Thais Nonô.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, essa é uma semana muito importante, ao lembrar a sociedade sobre a relevância do lúdico. “É na brincadeira que a criança aprende e é importante que ela brinque todos os dias. Hoje, por exemplo, o ensino de matemática é permeado de jogos”, frisou.

Também no Complexo Argos, os servidores da Educação e a população foram convidados a brincar, voltando a infância, com o Grupo Musicart, formado por professores de música do Sistema Municipal de Ensino.  As Atividades no município também estão envolvendo as Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Cultura (UGC); de Esporte e Lazer (UGEL); de Promoção da Saúde (UGPS); e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/22/emebs-mostram-importancia-das-brincadeiras/

Apoio