Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ação de conscientização marca Dia Mundial Sem Tabaco

Publicada em 25/05/2018 às 08:55

O cigarro é responsável por 12% das mortes por doenças cardiovasculares por ano no mundo

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) realiza, no próximo sábado (26), na Praça Governador Pedro de Toledo, ação de conscientização para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no próximo dia 31. O cigarro é responsável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por 12% das mortes por doenças cardiovasculares por ano no mundo.

No mundo são 7 milhões de pessoas que morrem por doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte entre adultos. Dessas, 900 mil eram fumantes passivos. O tabaco está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos, Acidente Vascular Cerebral além de doença arterial periférica. “Jundiaí tem disponível o PAIT, que auxilia as pessoas a deixarem o vício, a partir de terapias cognitiva-comportamental e motivacional, aliada a medicamentos (em casos de sintomas de abstinência). O evento de sábado tem por objetivo divulgar o programa para que mais pessoas se beneficiem dos atendimentos, que são gratuitos”, comenta o médico cardiologista Carlos Costa, coordenador do PAIT.

De acordo com o médico, o índice de sucesso dos participantes no grupo em deixar o vício é acima de 80% na fase inicial do tratamento. O aposentado Gerson Mercadante de Castro, 65 anos, deixou de fumar em 16 de outubro do ano passado. “Fumei por 52 anos. Nos últimos meses de vício, fumava 35 cigarros por dia. Comecei por conta da moda, da influência que o cigarro causava nos homens na década de 1960. Fumar era sinônimo de virilidade para os homens. Agora que estou há mais de 220 dias sem o cigarro, percebo a diferença na saúde. Tenho disposição para caminhar e até correr”, comemora.

O evento será realizado das 9h às 12h, com divulgação do trabalho do programa. O PAIT realiza encontros às terças-feiras e quartas-feiras às 14h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e às segundas-feiras, às 18h, no Complexo Argos. Os interessados em conhecer mais sobre o serviço, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também contam com grupos destinados ao mesmo trabalho.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/25/acao-de-conscientizacao-marca-dia-mundial-sem-tabaco/

Apoio