Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Exposição na Pinacoteca homenageia cidadão ítalo-jundiaiense

Publicada em 05/06/2018 às 08:14

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes inaugura nesta quinta-feira (07), a partir das 19h30, a exposição “A luz e o além”, da artista ítalo-brasileira Ana Paula Torres. Com entrada gratuita, o evento contará com a participação do Coral Municipal de Jundiaí e do grupo “I Cantanti d’Italia” e marca também as comemorações pelo dia 02 de junho, dia da República Italiana, que no calendário municipal é dia do Cidadão Ítalo-Jundiaiense, e terá homenagens a famílias oriundas do país europeu.

A exposição de arte contemporânea tem em seu acervo peças com cores e formas abstratas e sua proposta é suscitar emoções e reflexões sobre a existência humana, estabelecendo um elo histórico entre a imigração à América iniciada no fim do século 19 e a atual travessia de migrantes pelo Mediterrâneo, que faz da Itália uma porta de entrada para a Europa.

A proposta é reforçada pelos materiais utilizados e lembretes da atividade a que se dedicavam os imigrantes no Novo Mundo

Melhorias
Com o evento na Pinacoteca, o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) convida o público para conferir também as melhorias realizadas no espaço. Além de pintura externa, o acervo de telas passa por reorganização, descupinização e catalogação. Além disso, as telas do artista Diógenes Duarte Paes ganharam vidros antirreflexo e o espaço em que são realizadas as horas de estudo dos professores da rede municipal de ensino pelo programa “Laboratorium” receberá novas mobílias e acervo de livros.

Na reserva técnica, foram também instalados equipamento que utiliza ozônio para controle da qualidade do ar e manutenção do estado das peças e termômetro para controle de temperatura.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326. A agenda cultural completa da Pinacoteca e do Município estão disponíveis no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que pode ser baixada em qualquer smartphone Android ou iPhone.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/05/exposicao-na-pinacoteca-homenageia-cidadao-italo-jundiaiense/

Apoio