Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Notícia falsa diz que WhatsApp será bloqueado em todo o país

Publicada em 05/06/2018 às 16:25

Falsa mensagem é difundida com diferentes versões no WhatsApp (Photopin.com/Reprodução)

Nos últimos dias, espalhou-se em grupos do WhatsApp e outras redes sociais a mensagem de que o aplicativo de mensagens seria bloqueado em todo o país por um período de 48 horas. Contudo, trata-se apenas de mais um boato que ganhou força com o período de tensão pelo qual passa o país em função da greve dos caminhoneiros.

O Google Trends, ferramenta do Google que monitora as pesquisas que estão em alta no buscador, mostra que milhares de usuários procuraram sobre o tema na última semana. A falsa mensagem, que corre pelas redes sociais, é difundida com diferentes versões, das mais sóbrias e inocentes às mais alarmistas e com erros de português. Enquanto uma das correntes afirma que o governo teria determinado a suspensão do serviço para dificultar a comunicação dos caminhoneiros (medida que não lhe caberia por lei), outra diz se tratar de um bloqueio da Justiça.

O que confere certo tom de legitimidade ao boato e pode enganar os mais desavisados, porém, são alguns vídeos antigos da Globo e da Globo News que os acompanham. Muitos internautas não percebem que se trata, na verdade, de reportagens de dezembro de 2015.

Na ocasião, o aplicativo de mensagens teve seu bloqueio determinado pela Justiça, uma vez que não atendeu a um pedido de colaboração para uma investigação criminal. Desde então, o mesmo vídeo é utilizado com frequência em situações de comoção nacional, embora sempre tirado de seu contexto original, como lembra o site Boatos.org, especializado em desmentir notícias falsas.

Fonte: Exame


Leia mais CidadesTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/05/noticia-falsa-diz-que-whatsapp-sera-bloqueado-em-todo-o-pais/

Apoio