Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

UBS Caxambu promove oficina de Plantas Fitoterápicas

Publicada em 06/06/2018 às 08:32

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu realizará a oficina de Plantas Fitoterápicas da Mata Atlântica. A atividade faz parte das atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 04. As plantas que terão as propriedades medicinais e fitoterápicas detalhadas são: pitanga, uvaia, jabuticaba e goiaba, comuns nos quintais e até em áreas públicas.

De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, responsável pela oficina, as espécies nativas da Mata Atlântica são ricas em nutrientes. “A jabuticaba, por conta de sua cor roxa, é rica em antioxidantes, previne o envelhecimento das células já que combate os radicais livres e ainda existem estudos que relacionam o consumo da farinha da casca da jabuticaba com a redução da glicemia. Na casca, que é descartada, estão os maiores benefícios”, comenta.

A goiaba tem em sua folha propriedades anti-inflamatórias, por isso, o chá é indicado para casos de diarreia e como gargarejo para casos de inflamação na garganta. A pitanga também tem propriedades antioxidantes pela presença de taninos além de prevenir o envelhecimento.

De acordo com a gerente da UBS, Marilu Batista Barreto Costa, os encontros de fitoterapia mensais na unidade apresentam crescimento na adesão. “As pessoas buscam alternativas naturais para melhorar a qualidade de vida. Muitas vezes as pessoas nem sabem das propriedades das plantas que possuem em casa, como é o caso da uvaia, jabuticaba, goiaba e pitanga”, detalha.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/06/ubs-caxambu-promove-oficina-de-plantas-fitoterapicas/

Apoio