Sistema de monitoramento da GM chama atenção de instituições do país
Considerado um dos sistemas mais inteligentes em câmeras de monitoramento, especificamente por se constituir num complexo detector de placas de veículos em circulação em determinada região, o OCR – Optical Character Recognition que significa o reconhecimento ótico de caracteres, com estrutura compatível para replicar informações de maneira precisa, em tempo real – é amplamente utilizado pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) desde a sua instalação em 2012, onde faz parte do setor de Inteligência da Corporação.
Graças à otimização dos processos e resultados, o setor recebe visitantes de todo o país, interessados em conhecer a sua operacionalidade, como aconteceu durante esta semana, atendendo à solicitação do inspetor geral da Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul (PR), Cláudio A. Crozetta, nas presenças dos profissionais de Inteligência Gladison Evandro de Souza e Aleardo Righetto.
“O sistema OCR torna-se a cada dia mais presente nas instituições de segurança pública, porque dentre os muitos benefícios que traz é dinâmico, com grande abrangência. A partir de sua operacionalidade é possível padronizar ações, definir melhor os procedimentos necessários e também a qualidade das informações transmitidas; auxilia na solução de ocorrências por mais complexas que possam ser. É um sistema inteligente que revoluciona o conceito de cidade segura no combate à criminalidade. Porque “o olho eletrônico pensa” junto com os seus operadores, consegue identificar os responsáveis por vários tipos de delitos ocorridos nos municípios integrados. Acompanhando a logística da criminalidade possibilita um trabalho de prevenção efetivo”, ressaltou o gestor de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).
Satisfeitos com os resultados, os visitantes reforçam que adquiriram um aprendizado muito gratificante. “Fomos bem recepcionados por todos, os nossos agradecimentos especiais são direcionados ao prefeito de Jundiaí e o gestor de Segurança Municipal; reconhecemos a seriedade e o compromisso de ambos em promover o melhor à Guarda Municipal de Jundiaí e para a população jundiaiense. Todos os integrantes do setor de Inteligência tiveram participação fundamental em nossa capacitação sobre o sistema OCR em breve a ser implantado em nosso município”, agradeceu Righetto.
Cerca virtual
Controla e identifica a entrada de veículos pelos principais acessos a Jundiaí – muitos deles registrando irregularidades, principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto, ou mesmo os clonados (dublês). Conta com um banco de dados atualizado permanentemente: são 102 câmeras instaladas em 36 pontos específicos (ruas e avenidas), atuando de maneira integrada à Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras (Olho Vivo), com 85 câmeras. A alta tecnologia permite muitas possibilidades em recursos para a leitura das placas dos veículos, auxiliando dessa forma na solução de muitos casos de furtos de veículos em Jundiaí e região. Em constante expansão, hoje o sistema em expansão integra Jundiaí com as cidades de Arthur Nogueira, Campinas, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste, Tatuí e Vinhedo.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí