Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim encerra Semana do Meio Ambiente

Publicada em 10/06/2018 às 14:00

Um domingo de sol e muita gente disposta a ajudar o meio ambiente. Estes foram os dois elementos presentes na ação organizada nesta manhã (10) pela empresa Jornada Sub, que marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). Desde 2002, a empresa promove, uma vez por ano, a limpeza de um trecho do rio Jundiaí-Mirim, manancial responsável pelo abastecimento do Município. O objetivo é recolher detritos do leito e margens e enfatizar a conscientização das pessoas quanto aos impactos que o descarte irregular do lixo causam à natureza.

O trecho escolhido para a limpeza passa por dentro de uma propriedade particular, próximo à rua Alexandre Milani, no bairro do Caxambu. “O evento é aberto à comunidade e tivemos cerca de 250 inscritos”, conta o responsável pelo evento, Alvanir Silveira Oliveira, o Jornada. “Os voluntários usam roupa de mergulho, mas só para proteção térmica, pois não entramos no fundo, só na beirada da água. O lixo tem diminuído com o passar dos anos e o aumento da conscientização das pessoas, mas pneu ainda é um objeto que encontramos bastante por lá”, conta.

Além de pessoas da comunidade, o evento também contou com a participação dos escoteiros do Grupo Curuqui, o Rotary Club e o grupo de jovens Interact, ligado ao Rotary e criado para se dedicar às ações ambientais. Afonso Carvalho, integrante do Rotary Club Sul, levou a esposa Márcia e o filho Afonso, de 10 anos, para participar da ação. “Há muitos anos apoiamos essa iniciativa em prol do meio ambiente. Se todos fizermos um pouquinho pela natureza, esse pouco se torna muito”.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí. Foto de arquivo


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/10/limpeza-do-rio-jundiai-mirim-encerra-semana-do-meio-ambiente/

Apoio