Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Divisão Florestal orienta alunos sobre a preservação da Serra do Japi

Publicada em 13/06/2018 às 07:50

Para falar sobre a Serra do Japi e ampliar a conscientização a respeito do trabalho realizado para a sua preservação, o inspetor Paulo Vicente Soares – responsável pela Divisão Florestal (DF) da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) da Escola Senai “Conde Alexandre Siciliano”.

“Em 1985 fui aluno do curso de Eletricista Instalador no Senai e hoje voltar à escola como palestrante reforça a grande responsabilidade de poder apresentar a rotina dos patrulheiros que protegem diariamente a grande região : apresentar a Serra do Japi, um raro remanescente de Mata Atlântica no interior do Estado de São Paulo que detém 7% da formação original do bioma da Mata Atlântica do Brasil. Conscientizar sobre a necessidade da sua preservação para as próximas gerações, as riquezas da biodiversidade que a Serra reúne são elementos que estão diretamente relacionados ao fato de que a reserva possui uma condição climática diferenciada, propícia para esta variedade de espécies.

Alunos e funcionários puderam acompanhar todas as explicações relacionadas ao setor 

As belezas de sua paisagem, a sua riqueza hídrica que justifica a denominação “castelo de águas” são alguns dos muitos aspectos que nos levam à reflexão constante sobre a sua importância como o pulmão verde da grande região que além de Jundiaí também inclui os municípios de Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.

Os patrulheiros que integram a Divisão Florestal realizam um trabalho intensivo junto à mata nativa e para que isso aconteça de maneira efetiva passam por capacitação constante; durante o ano todo fiscalizam a prática da caça ilegal, protegem a fauna, o monitoramento à soltura de balões: como as queimadas, eles colocam diretamente em risco a mata e a sobrevivência das espécies”, destacou o inspetor Soares.

Experiência gratificante

O diretor do Senai manifestou o reconhecimento ao trabalho realizado pelo setor especializado da instituição. “Conhecimento, informação e muita experiência que são bem-vindos nesta escola para complementar a formação do nosso corpo discente. Logo que fizemos contato , a Guarda Municipal de Jundiaí manifestou prontamente a sua participação em nosso evento. O Senai Jundiaí retribui com muito respeito a todos os profissionais que têm como compromisso garantir a segurança da população, preservar a Serra do Japi, levar informação e orientação a crianças, jovens e adultos.”

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/13/divisao-florestal-orienta-alunos-sobre-a-preservacao-da-serra-do-japi/

Apoio