Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Apresentação sobre detalhamento mineral é feita em Reunião da Revisão do Plano Diretor

Publicada em 19/06/2018 às 13:27

O trabalho de Revisão do Plano Diretor foi iniciado no final do ano passado, com as primeiras reuniões iniciadas neste ano

Com forma de enriquecer a discussão sobre a etapa da Revisão do Plano Diretor que trata do Zoneamento, uso e ocupação do solo, foi apresentada palestra sobre “A mineração do Aglomerado Urbano de Jundiaí”, na Escola de Gestão Pública, na noite de segunda-feira (18) durante mais um encontro de trabalho sobre a legislação. O mapeamento detalhado feito pela Secretaria de Mineração do Estado de São Paulo e aponta Jundiaí com cidade importante para o setor no cenário nacional.

Os minerais correspondem por movimentar R$ 3 bilhões em bens minerais. São Paulo está na quarta colocação em produção e reponde com 3% da movimentação financeira do setor e Jundiaí é a cidade que responde pela produção de louça branca (sanitários). “A região ainda conta com produção de areia, brita e granito. Para auxiliar as administrações municipais sobre os minérios do solo, a Secretaria de Mineração disponibiliza o trabalho Ordenamento Territorial Geomineiro. Com base nesse material é possível às administrações enriquecer as discussão dos Planos Diretores, de forma a promover o desenvolvimentos sustentável”, detalha o geólogo Marcos Koritiake, geólogo da pasta estadual.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) Sinésio Scarabello, os dados apresentados pelo Estado enriquecem a discussão atual do processo de Revisão. “Estamos ainda na Etapa 1, com o tema Zoneamento, uso e ocupação do solo. As informações são relevantes, inclusive com os exemplos de como são tratadas as áreas de mineração em outros países e até com experiências brasileiras”, detalha.

O trabalho de Revisão do Plano Diretor foi iniciado no final do ano passado, sendo as primeiras reuniões iniciadas neste ano. Com portal específico sobre o tema, o processo é feito de forma transparente e com a participação da população, por meio de sugestões de propostas, enviadas pela plataforma. A próxima reunião será agendada para as próximas semanas.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/19/apresentacao-sobre-detalhamento-mineral-e-feita-em-reuniao-da-revisao-do-plano-diretor/

Apoio