Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Novo golpe no WhatsApp usa saque do PIS/Pasep como isca

Publicada em 26/06/2018 às 09:31

Erros de português na mensagem podem ser sinal de golpe

Um novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo um saque do PIS/Pasep no valor de 1.223,20 reais para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 2005 e 2018. Detectada pelo laboratório Dfndr Lab, da empresa de segurança digital PSafe, a mensagem com link falso se propaga rapidamente. A companhia estima que ele tenha atingido mais de 116 mil pessoas em 24 horas.

O link malicioso traz um questionário para a vítima e pede que ela compartilhe a mensagem do golpe com mais 30 pessoas para liberar o saque do valor em dinheiro. O golpe tem até mesmo um campo com comentários falsos de pessoas que teriam conseguido receber o valor do PIS/Pasep após o compartilhamento da mensagem com os amigos, uma tática para deixar tudo mais convincente.

Pessoas que caíram em outros golpes no passado também podem receber notificações em smartphones com sistema Android sobre o suposto saque do PIS. De acordo com a PSafe, essa é uma das medidas que ajudou o golpe a se propagar rapidamente.

Esse tipo de mensagem falsa costuma conter algum sinal claro, como erros de português, por exemplo. Vale a pena ficar atento a detalhes como esse, bem como ao endereço web reproduzido na mensagem, que não tem nenhuma relação com o site oficial da Caixa.

(Fonte: Exame)


Leia mais CidadesTransportes
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/26/novo-golpe-no-whatsapp-usa-saque-do-pis-pasep-como-isca/

Apoio