Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Coxinha de queijo de Jundiaí está a um passo da consagração

Publicada em 28/06/2018 às 17:14

Pedro Fávaro Jr.

O Paulista Futebol Clube, o Fusca Clube e a produção de vinho artesanal de Jundiaí também podem se tornar patrimônios

Falta pouco, bem pouco mesmo, para que a coxinha de queijo de Jundiaí deixe a sua marca na calçada da fama ou pise o tapete vermelho dos patrimônios culturais imateriais, como já  fez o Clube 28 de Setembro. E junto com ela, sigam pelo mesmo caminho, o Paulista Futebol Clube, o Fusca Clube e a produção de vinho artesanal da Terra da Uva. A audiência pública na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (28), aberta aos cidadãos e cidadãs comuns e com autoridades como convidadas, foi o penúltimo passo para obter a honraria e a consagração. Depois dela, o processo será então examinado pelo Conselho de Patrimônio Cultural (Compac) do município, provavelmente dia 3 de julho, e lá será votado por 19 conselheiros. Tem tudo para ser aprovado.

“Eu não vejo conflitos ou restrições no que está sendo pedido”, avalia o presidente do Compac, Antonio Carlos Cesar Bezerra. “Vamos ouvir a apresentação dos motivos pelos relatores na audiência pública e se tudo correr bem, na primeira sessão do Conselho, dia 3 de julho, já avaliaremos e votaremos os pedidos”, explicou. Segundo ele, a tendência é a de aprovação. “Aí em mais ou menos dois meses a cidade terá seus novos bens culturais imateriais.

O  vereador Faouaz Taha, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo da Câmara é favorável à oficialização dos registros. Conta que sua esposa, paulistana, questionava – como fazem sempre os paulistanos todos – a coxinha de queijo. Até conhecer o salgadinho em Jundiaí. “Aí a gente, que está acostumado por conviver com isso, entende a diferença e a importância do ponto de vista cultural”, argumenta bem humorado o vereador. Ele acha indiscutível elevar à mesma condição o processo de produção do vinho artesanal, o Paulista e o Fusca Clube.

O diretor do Patrimônio Histórico e Cultura de Jundiaí, William Paixão, é da mesma opinião. “Tenho certeza absoluta que o Compac concederá os registros pleiteados e apresentados na audiência pública”, aposta. “Todos os indicados a receber o registro  têm uma relação direta com a história e a vida social da cidade: a coxinha de queijo, o processo para se chegar ao vinho artesanal, o Paulista e o Fusca Clube”, detalha William.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/06/28/coxinha-de-queijo-de-jundiai-esta-a-um-passo-da-consagracao-01/

Apoio