Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educadores encerram ciclo de formação com apresentação de música e dança

Publicada em 04/07/2018 às 08:50

Música, dança, alegria e emoção marcaram o encerramento, nesta terça-feira (3), do curso intitulado “Trajetória do africano no espaço geográfico brasileiro”, promovido pelo Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

A UGE também encaminhará novos materiais sobre o tema para as unidades escolares

Foram realizados quatro encontros com 300 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, os quais abordaram pontos como a linguagem, a contribuição tecnológica e a cultura afrobrasileira. “É uma atividade que vem ao encontro da Lei 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, mas que teve um viés diferente, ao deixar de lado o que foi negativo e enfatizar o que foi positivo para áreas como a indústria, o comércio e a cultura”, explicou a diretora do departamento, Noeli Caldeira Martho.

“Já percorremos inúmeras cidades de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, mostrando a contribuição dos negros dentro de sua trajetória, acrescentou o responsável pelo conteúdo programático da formação, Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Afrobrasileira da Universidade de Campinas (Unicamp).

Reflexos
Para a coordenadora da Emeb Carla Andressa Sinigália, Daniela Cristina de Oliveira, os encontros foram significativos e refletirão no trabalho em sala de aula. “Vimos que personalidades africanas foram fundamentais para o que temos hoje, em termos de ritmo, sonoridade, dança e trabalho sistematizado, por exemplo. Ao ter mais conhecimento, conseguiremos passar informações importantes, ofertar formação de verdade aos nossos alunos, valorizar a autoestima e mostrar a importância de respeitar a diversidade”, frisou, enquanto se preparava para se apresentar tocando, pela primeira vez, percussão.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/04/educadores-encerram-ciclo-de-formacao-com-apresentacao-de-musica-e-danca/

Apoio