Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde disponibiliza esquema especial de vacinação

Publicada em 04/07/2018 às 09:31

Vigilância Epidemiológica garante que não haverá falta de vacina

A Vigilância Epidemiológica (VE) mantém esquema especial de vacinação para evitar o desabastecimento para as doses de DPT e de pólio oral, que não foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no quantitativo necessário para suprir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente.

De acordo com informações da VE, a vacina tríplice DPT (difteria, a coqueluche e o tétano) não foi entregue na grade do mês de junho, portanto, o atendimento é feito com o estoque municipal do mês anterior.

O frasco (de 10 doses), após aberto, deve ser usado em 15 dias. Para evitar perdas, foi estabelecido cronograma de oferta, conforme tabela abaixo. Essa vacina é produzida pelo Instituo Butantã e só é aplicada duas vezes na vida da criança (aos 15 meses e quatro anos).

A pólio oral, também aplicada aos 15 meses e quatro anos, está com estoque reduzido. A SES informou que existe a expectativa de reposição do estoque até o final do mês de julho. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, não haverá falta de vacina. “Teremos a vacina oral de poliomielite (VOP) disponível toda semana em várias UBSs. O esquema para a DPT prioriza a oferta em locais com fácil acesso para toda a população”, ressalta.

Confira o cronograma completo.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/04/saude-disponibiliza-esquema-especial-de-vacinacao/

Apoio