Canário nativo do Brasil é ‘pistola’ na vida real e mais bravo que o canário belga
A Seleção Brasileira é conhecida como seleção canarinho há mais de meio século e, para a Copa atual, ganhou um mascote, o “canarinho pistola”, como foi apelidado, que faz muito sucesso nas redes sociais. Curiosamente, o canário-da-terra, pássaro nativo do Brasil, assim como o nosso mascote na Rússia, é um “canarinho pistola” da vida real. O nome cientÃfico do canário-da-terra ou canário-chapinha é Sicalis Flaveola. O macho é sempre amarelo.
Fábio Hosken, zootecnista e consultor para criação de animais, explica que a ave, apesar de pequena e de aparência fofa, não é das mais dóceis. Na sexta-feira (6), o Brasil enfrenta a Bélgica pelas quartas de final na Copa do Mundo, e em uma eventual disputa na natureza, o canarinho brasileiro tende a levar a melhor. “Ele é brigão, territorialista. O canário brasileiro (da terra) ganha. O canário belga é dócil, não é brigador. Na natureza, a ave brasileira ganha”, diz Hosken.
O apelido de seleção canarinho foi dado pelo locutor Geraldo José de Almeida durante a Copa da SuÃça em 1954, quando o Brasil estreou o uniforme amarelo. Antes, a seleção costumava jogar de branco e azul, mas “aposentou” o uniforme após a derrota para o Uruguai na final de 1950.
(Fonte: G1)