Escola Joaquim Candelário começa a ser transferida para novo prédio
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) e a equipe da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas iniciaram, nesta quarta-feira (4), a mudança da unidade escolar para prédio localizado na avenida Itatiba, na Vila Rio Branco, onde por anos funcionou uma escola do Sesi. O imóvel da Vila Hortolândia, por ser antigo, passará por intervenção de grande porte. Os alunos retornam das férias, no dia 23 de julho, no novo espaço. A UGE ofertará transporte para os estudantes se descolarem ao local.
Inicialmente, foi transferida a parte administrativa. Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), serão levados demais mobiliários. Não houve necessidade de suspensão das aulas. “Os alunos estão concluindo, normalmente, o semestre letivo. As carteiras serão as últimas a chegarem para a montagem das salas. Durante as férias, serão finalizados alguns pequenos reparos e tudo estará pronto para a volta às aulas. Os pais já estão cientes e entenderam a necessidade dessa mudança temporária”, comentou o assistente de diretor da Emeb, Eduardo Boaventura.
A escola continuará com a mesma estrutura: 27 salas, sendo 14 no período da manhã e 13 a tarde, para o atendimento de 654 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Novo projeto
O imóvel da Vila Hortolândia passará por uma reformulação total. O projeto arquitetônico, além de prever ações sustentáveis, como a implantação de uma horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas, tem como diferencial a inclusão das sugestões dos alunos e da comunidade escolar, o que vai ao encontro do Programa Escola Inovadora, constituído pela atual gestão: a escuta ativa e a participação da comunidade nos processos. A previsão é que a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas seja entregue no final de 2019.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)