Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

WhatsApp vai financiar pesquisas sobre fake news e desinformação

Publicada em 05/07/2018 às 09:19

O WhatsApp dará prêmios de até US$ 50 mil para o desenvolvimento de cada projeto selecionado

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (04), por meio de seu site oficial, que está abrindo um programa para financiamento de pesquisas acadêmicas sobre fake news e desinformação no geral. A ideia da plataforma é entender melhor como funciona a disseminação de notícias falsas e de outros conteúdos enganosos no mensageiro, o que talvez possa levar a algum tipo de ação do WhatsApp para tentar coibir práticas como essa. O programa vai aceitar inscrições de projetos de pesquisa até 12 de agosto, e os resultados dos selecionados serão divulgados até 14 de setembro deste ano.

O mensageiro dará prêmios de até US$ 50 mil para o desenvolvimento de cada projeto selecionado, dinheiro que poderá ser utilizado pela instituição de ensino ou organização anfitriã da pesquisa de forma irrestrita. O objetivo, contudo, é de que o dinheiro seja utilizado para financiar a pesquisa do ou dos acadêmicos envolvidos no projeto.

Foram divulgadas ainda as “áreas fundamentais de atuação”, nas quais todas as propostas de pesquisa terão que se encaixar: 1) Processamento de informações de conteúdo problemático; 2) Informações relativas a eleições; 3) Efeitos de rede e viralidade; 4) Alfabetização digital e desinformação; e 5) Detecção de comportamento problemático em sistemas criptografados.

Também já foi detalhado a hierarquia de preferências para seleção dos trabalhos. Por exemplo, projetos liderados por pesquisadores com doutorado e também aqueles que focam em regiões onde o WhatsApp é um meio de comunicação proeminente, como Índia, Brasil, Indonésia e México, terão preferência.

Todos os direitos autorais das pesquisas ficarão com os autores, e eles não precisarão compartilhar dados com o mensageiro ao fim do trabalho, apenas suas conclusões e detalhes da metodologia. Os pesquisadores também não terão acesso a nenhum tipo de dado de usuários do WhatsApp.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/05/whatsapp-vai-financiar-pesquisas-sobre-fake-news-e-desinformacao/

Apoio