Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

CECCO oferece palestra sobre plantas alimentícias não convencionais

Publicada em 06/07/2018 às 10:26

As Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema de palestra que será realizada no dia 11 de julho, às 10h, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração De Renda (CECCO). O objetivo é enriquecer a alimentação, de forma fácil, barata e saborosa, já que as espécies são encontradas em quintais, terrenos baldios e canteiros.

Por serem plantas que surgem em locais de forma espontânea, são mais resistentes, dispensando o uso de agrotóxicos. “Essas plantas são ricas em nutrientes e enriquecem a alimentação da população de forma barata e saborosa”, argumenta a nutricionista Rita Stringari, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

A finalidade é ofertar mais opções para alimentação mais saudável

Estima-se que existam 10 mil espécies com potencial alimentício no País e que não são exploradas.  Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), somente 30 espécies de plantas fornecem 95% da demanda humana por comida em um universo com mais de 30 mil variedades.

“A diversificação alimentar é importante, e as Pancs podem ser cultivadas. Por exemplo, a ora-pro-nóbis e a araruta são algumas das centenas de Pancs que são encontradas em qualquer cantinho de terra e são ricas em nutrientes”, detalha a nutricionista.

Assistido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas, José Antonio Gomes Cardoso Gonçalves, 50 anos, ele faz terapias integrativas na horta do Cecco. “Trouxe uma muda de caramoela, que é igual à batata. É muito saborosa e se faz do mesmo jeito que a batata. Até cozida com a carne. Essas plantas que nem todo mundo conhece são muito gostosas, e podem ser encontradas em qualquer lugar, mas é importante as pessoas conhecerem antes, para não correr o risco de comer de forma errada”, comenta.

A palestra apresentará 10 espécies mais comuns em Jundiaí

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/06/cecco-oferece-palestra-sobre-plantas-alimenticias-nao-convencionais/

Apoio