Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Bebês que comem alimentos sólidos mais cedo dormem melhor, revela estudo

Publicada em 10/07/2018 às 16:37

Pesquisa faz pressão por mudanças em recomendação da OMS de que bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno nos seus primeiros 6 meses

Uma pesquisa recém-publicada sobre alimentação de bebês pode indicar o caminho para a revisão de uma máxima, endossada por autoridades mundiais e hoje em voga, sobre a saúde dos pequenos: a de que eles só devem ser alimentados com leite materno até os seis meses de idade.

Em um estudo publicado no periódico JAMA Pediatrics, cientistas britânicos compararam indicadores de sono entre dois grupos: o primeiro, de bebês que, aos três meses, passaram a comer alimentos sólidos além do leite materno; e o segundo grupo, de bebês que só o fizeram a partir dos seis meses.

Foi justamente aos seis meses de idade que as diferenças se tornaram mais evidentes: o primeiro grupo dormiu cerca de 16 minutos a mais por noite (quase duas horas a mais por semana) e acordou com menos frequência durante o período (1,74 por noite contra duas vezes por noite). No entanto, especialistas ainda indicam que as famílias sigam a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses.

O estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades King’s College e Saint George, em Londres, e acompanhou 1.303 bebês, confirmando uma percepção que muitos parentes já tinham, pelo menos na Grã-Bretanha. Apesar das recomendações oficiais, uma pesquisa de 2010 mostrou que 75% das mães britânicas davam alimentos sólidos a seus bebês antes dos cinco meses, sendo que um quarto delas justificou a decisão com o argumento de que isto melhoraria o sono dos bebês à noite.

O grupo dos bebês que receberam alimentos sólidos precocemente registrou metade da incidência de problemas no sono, como choro e irritabilidade, do que o outro grupo – indicando condições mais favoráveis para que os pais pudessem voltar a dormir.

O estudo sobre alimentos sólidos publicado no JAMA Pediatrics foi parcialmente financiado pela Food Standards Agency (FSA, na sigla em inglês, agência de segurança alimentar britânica), que também analisou como as alergias se desenvolvem em bebês.

(Fonte: G1)


Leia mais CidadesSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/10/bebes-que-comem-alimentos-solidos-mais-cedo-dormem-melhor-revela-estudo/

Apoio