Garotos e treinador presos em caverna na Tailândia são resgatados
Chegou ao fim, nesta terça-feira (10), o resgate dos 12 garotos e do treinador que estavam presos em uma das cavernas do complexo de Tham Luang, na Tailândia. Os trabalhos duraram 18 dias e foram finalizados por volta das 18h30 locais – 8h30 no horário de BrasÃlia. O grupo estava preso no local desde 23 de junho. “Todos os 12 meninos e o treinador estão fora da caverna. Mandem apoio a todos”, confirmou a Marinha tailandesa no Facebook.
Na primeira operação de resgate, que ocorreu no domingo (8), quatro meninos foram retirados da caverna após cerca de 11 horas. Na tarde de segunda (09), outros quatro saÃram em nove horas. Nesta terça, foram retirados mais quatro garotos e o treinador em aproximadamente oito horas e meia.
A operação foi delicada por conta do estado de saúde dos meninos e do técnico, além da dificuldade de acesso à caverna, que tem vários trechos inundados e muito estreitos. Os intervalos entre uma entrada e outra dos mergulhadores na caverna ocorreram para descanso da equipe e reabastecimento do local com tanques de oxigênio. Participaram da operação 30 equipes médicas, 50 mergulhadores especialistas internacionais e 40 mergulhadores tailandeses experientes.
Na saÃda da caverna, equipes médicas estavam de prontidão. Cada um dos meninos resgatados foi levado de helicóptero até a região de Chiang Rai, onde foram transferidos de ambulância para um hospital próximo.
O time de futebol amador explorava a caverna em 23 de junho quando foi surpreendido por uma forte chuva que inundou o local, impedindo-o de sair. Foram dez dias até o grupo ser encontrado por mergulhadores britânicos, em 2 de julho.
(Fonte: Uol/G1)