Jundiaí sedia segunda edição do Fórum Jovens Rurais
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, promove, no dia 25 de julho, a segunda edição do Fórum Jovens Rurais. O encontro, que será no restaurante Recanto Marquezin, tem como objetivo aproximar as gerações de agricultores para discutir a sucessão rural, além de promover um debate sobre novas ideias, anseios e desafios do setor.
Segundo Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e uma das coordenadoras do Fórum, serão utilizados métodos integrativos e dinâmicos com a participação de jovens e seus pais, produtores rurais, estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e gestores públicos. “Na primeira edição realizada no ano passado, a adesão dos jovens foi surpreendente.
Mais da metade dos participantes (56%) tinha entre 15 e 30 anos”, conta. “A ideia é que, no final do evento, pais e filhos possam compreender melhor o ponto de vista de cada um, o que poderá contribuir para trazer soluções para um melhor planejamento da sucessão rural”, acrescenta.
Para o pesquisador Ivan André Alvarez, da Embrapa Territorial, a sucessão rural é um dos principais gargalos a serem superados para manutenção da atividade agrícola, especialmente nas propriedades familiares e muito próximas aos centros urbanos. “A sustentabilidade econômica e social depende da permanência do jovem no campo. Implantar tecnologias que agreguem valor à produção é um dos fatores que podem estimular os filhos de agricultores a seguir a atividade dos pais”, avalia.
A diretora do Departamento de Agronegócio da Prefeitura de Jundiaí, Isabel Harder, destaca que promover a sucessão rural é importante porque garante a manutenção da produção. “Além disso, a continuidade contribui para melhorar a qualidade da produção”, aponta. O Fórum Jovens Rurais faz parte da programação da Semana do Agricultor Jundiaiense, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)