Gol de Paulinho contra a Sérvia pode cair no Enem
A eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia deixou lições ao treinador Tite e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas os feitos da seleção canarinha em campo também podem ensinar muito aos estudantes, especialmente se eles estão se preparando para o vestibular.
A principal lição na hora de estudar fÃsica é esquecer o golaço que Philippe Coutinho fez na partida de estreia do Brasil contra a SuÃça, porque é a fÃsica por trás do gol de Paulinho contra a Sérvia que tem mais probabilidade de aparecer nas provas. O motivo é simples: o movimento feito pela bola quando Paulinho encobriu o goleiro sérvio se trata de um lançamento oblÃquo, um dos assuntos frequentes das questões de fÃsica do vestibular.
“É uma questão muito complicada, como a bola de repente faz uma curva”, explicou Emico Okuno, professora de fÃsica da USP. Já Kevork Soghomonian, professor de fÃsica do Cursinho Hexag, explica que o lançamento oblÃquo aparece bastante nos vestibulares porque ele exige dos candidatos uma série de conhecimentos tÃpicos da fÃsica do ensino médio, mais especificamente da cinemática.
No caso do lançamento oblÃquo, Kevork diz que as questões pedidas pelas universidades e na prova de ciências da natureza do Enem costumam trazer exemplos inspirados na vida real, como um jato d’água de uma mangueira, o lançamento de uma pedra do topo de um edifÃcio e movimentos existentes em vários esportes, como o corte da bola na rede do vôlei e o lançamento de um martelo.
(Fonte: G1)