Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Gol de Paulinho contra a Sérvia pode cair no Enem

Publicada em 12/07/2018 às 14:38

Apesar de ser praticamente impossível o gol em si cair na prova, já que as questões do Enem costumam ser definidas antes da Copa, o conceito por trás dele é o mesmo (G1)

A eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia deixou lições ao treinador Tite e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas os feitos da seleção canarinha em campo também podem ensinar muito aos estudantes, especialmente se eles estão se preparando para o vestibular.

A principal lição na hora de estudar física é esquecer o golaço que Philippe Coutinho fez na partida de estreia do Brasil contra a Suíça, porque é a física por trás do gol de Paulinho contra a Sérvia que tem mais probabilidade de aparecer nas provas. O motivo é simples: o movimento feito pela bola quando Paulinho encobriu o goleiro sérvio se trata de um lançamento oblíquo, um dos assuntos frequentes das questões de física do vestibular.

“É uma questão muito complicada, como a bola de repente faz uma curva”, explicou Emico Okuno, professora de física da USP. Já Kevork Soghomonian, professor de física do Cursinho Hexag, explica que o lançamento oblíquo aparece bastante nos vestibulares porque ele exige dos candidatos uma série de conhecimentos típicos da física do ensino médio, mais especificamente da cinemática.

No caso do lançamento oblíquo, Kevork diz que as questões pedidas pelas universidades e na prova de ciências da natureza do Enem costumam trazer exemplos inspirados na vida real, como um jato d’água de uma mangueira, o lançamento de uma pedra do topo de um edifício e movimentos existentes em vários esportes, como o corte da bola na rede do vôlei e o lançamento de um martelo.

(Fonte: G1)


Leia mais CidadesEsporte
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/12/gol-de-paulinho-contra-a-servia-pode-cair-no-enem/

Apoio