Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Menino brasileiro pede que o português se torne língua oficial da ONU

Publicada em 13/07/2018 às 13:31

Carta de João Paulo Guerra Barrera pedindo a António Guterres que inclua o português na lista de línguas oficiais da ONU (Divulgação/Fernanda Calfat)

A Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu, nesta quinta-feira (12), em Nova York, a visita de um brasileiro de apenas oito anos, mas com grandes planos. Vestindo terno e gravata, o pequeno João Paulo Guerra Barrera, que tem dois livros publicados, dá palestras pelo Brasil e já ganhou um prêmio da Nasa, entregou à secretária geral da ONU para a Juventude uma carta pedindo a inclusão do português entre as línguas oficiais das Nações Unidas.

“Falei sobre ciências, tecnologia, inovação, sobre proteger o planeta, reciclar as coisas e ensinar o que sabemos, ter respeito pelas pessoas e ser feliz”, explicou ele após a visita.

Atualmente, a ONU tem seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. As cinco últimas são línguas oficiais desde a fundação da ONU, em 1946. Todas elas também são “línguas de trabalho” da entidades e dos demais organismos ligados a ela. Isso quer dizer que todos os milhares de documentos estão disponíveis em todas essas línguas.

Com 223 milhões de falantes em 15 países (como língua nativa, língua oficial ou língua estrangeira), segundo dados da publicação “Ethnologue: Languages of the World” (“Línguas do Mundo”, em inglês), o português fica à frente do russo e do francês, com 154 milhões e 76,8 milhões de falantes, respectivamente.

A proposta de João é que o português também entre nessa lista. Para isso, ele escreveu uma carta de próprio punho endereçada a António Guterres, o secretário geral da ONU. “Mesmo com 8 anos, João Paulo consegue transmitir de maneira simples e lúdica que esses objetivos são possíveis para os jovens do Brasil e do mundo”, afirmou Jayathma Wickramanayake, secretária geral da ONU para a Juventude. Neste ano João Paulo participa mais uma vez da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece em agosto.

(Fonte: G1)


Leia mais Mundo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/13/menino-brasileiro-pede-que-o-portugues-se-torne-lingua-oficial-da-onu/

Apoio