Metade dos universitários matriculados em 2010 não concluÃram curso
Metade os alunos que entraram na faculdade em 2010 não concluÃram o curso de graduação. Muitos casos abrangem desistências ou trocas de instituições de ensino superior, situação constatada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), que acompanhou a trajetória dos universitários entre 2010 e 2015 com base no Censo da Educação Superior.
As desistências podem estar relacionadas a mudanças de universidade, de curso e até de turno em relação à matrÃcula feita em 2010, ano em que mais de 24 mil alunos ingressaram em cursos de mais de 2 mil faculdades. No que se relaciona as desistências em instituições particulares, esse número representa 84,4%  e 16,6% em públicas.
No primeiro e no terceiro anos, o Ãndice girou em torno de 10%. A menor desistência, de 3,5%, foi registrada no último ano do curso. Em seis anos, o Inep registrou 1.081 mortes de universitários que se matricularam em 2010.
O Inep também vai avaliar, em uma próxima etapa, se vai considerar apenas como sucesso na graduação a conclusão do curso da primeira matrÃcula, como é feito atualmente, ou a conclusão de algum curso de graduação. Foi a primeira vez que o Inep acompanhou a trajetória dos universitários. De acordo com o instituto, os dados referentes ao ano de 2016 devem ser divulgados em dezembro deste ano.
(Fonte: G1)