Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Redes sociais são planejadas para viciar usuários, afirmam engenheiros

Publicada em 13/07/2018 às 16:38

Twitter e Snapchat também foram acusados de utilizar técnicas parecidas para reter os usuários em seus ambientes virtuais (Reprodução/Facebook)

Que as redes sociais são viciantes a gente já sabe, mas engenheiros do Vale do Silício afirmam que esse fato é mais real do que imaginamos. No documentário “Panorama”, a BBC entrevistou profissionais do Vale do Silício que confirmam usar, na construção dos sites, recursos que deixam os usuários vidrados e cada vez mais dependentes das redes sociais. As informações são do Business Insider, que analisou a produção inglesa.

Aza Raskin é ex-funcionário de empresa de tecnologia e inventor da ferramenta de rolagem infinita – que permite aos usuários de redes como o Facebook consumir seu conteúdo de forma inesgotável – diz que é normal, nas companhias de tecnologia, realizar testes comportamentais para definir a melhor forma de prender a atenção dos usuários. Até mesmo a forma e a cor do botão do “curtir” do Facebook são pensados para cumprir esse objetivo. “Por trás de cada tela do seu telefone, há geralmente mil engenheiros que trabalharam pata tornar aquilo o mais viciante possível”, aponta.

Antigo engenheiro do Facebook, Sandy Parakilas garante que todos na rede social estão cientes de que a plataforma promove comportamentos típicos de vício. “Você tem um modelo de negócios desenhado para te engajar e tirar o máximo possível de tempo da sua vida, para então vender essa atenção para os anunciantes”, opina. Sean Parker, ex-engenheiro da rede, já comentou que o site “explora vulnerabilidades da psicologia humana”.

Já os representantes atuais do Facebook, que também falaram com a BBC, afirmam estar verificando a possibilidade de que a rede esteja atuando de forma nociva, para melhorar esse comportamento. O documentário da BBC traz também comentários sobre Twitter e Snapchat, que utilizariam técnicas parecidas para reter os usuários em seus ambientes virtuais. Ambas, entretanto, negam agir dessa forma.

(Fonte: Época)


Leia mais MundoTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/13/redes-sociais-sao-planejadas-para-viciar-usuarios-afirmam-engenheiros/

Apoio