Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Inflação dos supermercados em junho é a maior já registrada desde 2000

Publicada em 16/07/2018 às 10:10

O leite foi um dos produtos que apresentou a maior variação no mês junho (Folha de S. Paulo)

A inflação mensal nos supermercados em junho foi a mais alta dos últimos 18 anos, segundo a Apas (Associação Paulista do Setor) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Houve aumento de 3,55% nos preços em relação a maio.

De acordo com Thiago Berkas, economista da entidade setorial, a principal causa foi a paralisação dos caminhoneiros. “No início do ano prevíamos um crescimento de 3% a 4% nos valores praticados nos supermercados em 2018. Passado o impacto da greve, poderemos ver uma leve elevação no ano como um todo, mas nada que ultrapasse os 5%”, afirma.

A maior parte dos preços já está praticamente normalizada, com exceção do leite, que ainda tem tido alta em julho, afirma Marcio Valle, diretor-presidente da rede Coop. O produto foi um dos que apresentou a maior variação em junho (19,28%). Além de uma parte da oferta ter sido descartada durante a crise dos
caminhoneiros, o momento atual no mercado leiteiro é de entressafra, e a produção diminuiu devido à elevação dos custos.

Entre os itens que não tiveram aceleração na inflação estão produtos de higiene e bebidas alcoólicas. “Houve até deflação no segmento de cervejas, por exemplo. Muito se deve às iniciativas da indústria para fazer promoções e aumentar o consumo da bebida durante Copa do Mundo”, diz o economista da Apas.

(Fonte: Folha de S. Paulo)


Leia mais CidadesEconomia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/16/inflacao-dos-supermercados-em-junho-e-a-maior-ja-registrada-desde-2000/

Apoio