Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

WhatsApp vai avisar quando um link for suspeito

Publicada em 23/07/2018 às 10:45

Exemplo do portal WABetaInfo de uma mensagem que contém link com letra adulterada

O WhatsApp adotou, na sexta-feira (20), um novo recurso que permite detectar se um link recebido é suspeito. Segundo o portal WABetaInfo, o aplicativo detecta o link como suspeito localmente, isto é, nenhum dado é lido nos servidores do WhatsApp ou do Facebook para verificar se o link é suspeito: tudo é feito pelo app.

Com a nova funcionalidade, quando o usuário do WhatsApp receber um link suspeito, o aplicativo o marcará com um aviso em vermelho e que, portanto, não é recomendável clicar nele, pois poderá levar a algum site criado por cibercriminosos para roubar dados pessoais, por exemplo. Se o usuário tentar clicar nele, aparecerá uma janela pop-up dizendo: “Link suspeito. Este link possui caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se passar como um outro site.” Neste momento a janela dá duas opções: abrir o link mesmo assim ou voltar.

Para saber se o recurso já está habilitado, basta pedir para alguém te enviar um link suspeito. O “WABetaInfo” dá um exemplo de uma mensagem que contenha um link com letra adulterada, como o da imagem acima. A letra “i” foi substituída por um caractere especial similar, uma pequena barra vertical.

Atualmente, apenas usuários que participam do programa beta do WhatsApp podem ter acesso ao recurso, que deverá ser lançado para todos os usuários de iOS, Android e Windows Phone em breve.

(Fonte: Uol Tecnologia)


Leia mais TecnologiaVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/23/whatsapp-vai-avisar-quando-um-link-for-suspeito/

Apoio