Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Usar carregadores falsificados pode trazer riscos para o usuário

Publicada em 24/07/2018 às 10:33

Segundo o especialista Décio Gazzoni, há alguns cuidados que podemos tomar para evitar choques e explosões ao utilizar os celulares (Vix)

Recentemente, algumas notícias de pessoas que teriam se ferido gravemente ou até morrido ao usar o celular enquanto ele está carregando foram amplamente divulgadas. Mas será que há real perigo nessa forma de uso do celular?

De acordo com Décio Gazzoni, professor de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), as chances de acontecer um acidente nesta situação são muito baixas. “Caso o carregador seja projetado de acordo com todas as normas técnicas relevantes, com relação ao isolamento da rede elétrica, e se o usuário não cometer nenhum ato de negligência, a chance de acontecer um acidente é muito baixa”, esclarece o especialista.

Entre os atos de negligência estão atitudes como abrir o carregador sem o conhecimento técnico necessário, o que pode acabar violando alguma das medidas de isolamento vindas de fábrica; mergulhar o celular na água ou deixá-lo carregando muito próximo à água ou usar um carregador que não seja original.

Usar carregadores falsificados pode comprometer a segurança do usuário. Segundo Gazzoni, todos os carregadores originais dos aparelhos de celular de marcas conhecidas seguem as normas exigidas. “O grande risco é a pessoa comprar um carregador não-original de baixo custo, que não tenha os isolamentos adequados. Vale lembrar que o custo é baixo justamente porque não é barato seguir todas as orientações das normas técnicas”, afirma.

Carregadores de celular falsificados aumentam os riscos de choque (HS Manutenção)

Cabos quebrados ou danificados também são perigosos: se um carregador não tem a devida isolação, cria-se uma “oportunidade de choque ainda mais eficiente e potencialmente letal que a carcaça do celular”, diz o especialista. Em condições normais, a tensão de alimentação de um celular é tipicamente de 5V (o que é considerada uma tensão baixa) e, portanto, com risco nulo de choque. Mas os riscos aumentam quando, seja usando um cabo antigo ou falsificado, o isolamento não é seguro. A orientação é substituir o cabo sempre que ele apresentar fios desencapados ou desgaste

Vale lembrar que carregar o aparelho no computador também pode representar problema de segurança. “Caso a fonte de alimentação do computador seja de muito baixo custo e não siga as normas ou se houver algum problema no aterramento, pode haver acidente”, detalha o professor.

Por fim, usar um celular falsificado ou baterias piratas também coloca o usuário em risco por possivelmente não ter o isolamento necessário. Ou seja, sempre que houver um problema no carregador, como desgaste ou não funcionamento, ainda que original, é importante levá-lo à assistência técnica autorizada e, caso seja necessário, comprar um novo do fabricante.

(Fonte: Vix)


Leia mais SaúdeTecnologiaVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/24/usar-o-celular-enquanto-carrega-e-perigoso-mesmo-ha-risco-de-explodir/

Apoio