Cármen Lúcia regulamenta regras de acessibilidade
A Presidente da República em exercício, Cármen Lúcia, decretou que todos os empreendimentos comerciais no país deverão se adequar às novas regras de acessibilidade, nesta quinta-feira (26). Porém, o decreto deverá ser publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27).
No texto, há descrição de recomendações técnicas para garantia de acessibilidade, conforme padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como a proibição da cobrança de valores adicionais pelo serviço de adaptação das moradias e a regulamentação de vagas de garagem.
O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, destacou que Lei Brasileira de Inclusão foi aprovada em 2015 e, desde então, não havia sido regulamentada. “Com a medida de hoje, concluiu-se a regulamentação completa da lei em menos de um ano”, afirmou.
O texto é resultado de negociação com associações da construção civil e das pessoas com deficiência e foi objeto de consulta pública nacional e várias audiências públicas. A mudança contou, também, com o apoio de entidades do setor imobiliário.
(Fonte: Agência Brasil)