GMJ trabalha para combater incêndio na Serra do Japi
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Reserva Biológica da Serra do Japi neste sábado (28). Desde então, a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaà está na difÃcil missão de combater o fogo na região do Santa Clara, mais precisamente na Estrada da Laranja Azeda, próximo das Torres.
É uma área de vegetação nativa onde não é possÃvel trafegar com o caminhão bomba ou com abafadores – materiais usados normalmente pela equipe da GMJ. Os guardas estão utilizando enxadas, foices e facões para que o fogo não se alastre e estão sendo feitos aceiros em solo extremamente duro para que a área fique isolada.
Cerca de 15 guardas de plantão e outros que estariam de folga estiveram empenhados e comprometidos no combate ao fogo sob o comando do Inspetor Paulo Vicente Soares.
Como os trabalhos não terminaram, ainda não é possÃvel mensurar o tamanho da área queimada e em nenhum momento a Assessoria da GMJ divulgou 100, 200 ou 300 hectares de área queimada. Por enquanto, 80% do incêndio foi controlado.
(Fonte: Luciano Guerino – Guarda Municipal de JundiaÃ)
(Imagem: Luciano Guerino)