Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa dia 13

Publicada em 30/07/2018 às 19:02

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 no próximo dia 13 de agosto. A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença.

UVZ oferta a vacina durante o ano inteiro, gratuitamente, para a população que levar o animal de estimação

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal tanto para os animais, quanto para as pessoas. Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).

A vacina será aplicada em 156 postos, sendo 93 fixos, localizados nas áreas urbanizadas do município, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais. “Para vacinar o seu animal nos postos itinerantes, o munícipe deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinado”, detalha o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal.

Como levar seu animal
O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa. Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/07/30/vacinacao-contra-a-raiva-para-caes-e-gatos-comeca-dia-13/

Apoio