Habilitação no SUS e ‘esperança renovada’ para Grendacc
A diretora-presidente do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), Verci Andrêo Bútalo, divulgou pronunciamento a respeito da decisão do Ministério da Saúde de credenciar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e habilitar o Hospital do Grendacc como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) exclusiva de oncologia pediátrica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (02). Veja a Ãntegra da manifestação de Verci abaixo.
“Finalmente, depois de tantas idas e vindas, de tanta apreensão e ‘sufoco’, ‘Hospital da Criança do Grendacc’ está habilitado (oficialmente) como Unidade de Referência no Atendimento de Oncologia Pediátrica. O tão esperado Unacon foi formalizado pelo Ministério da Saúde através da portaria no.1154 de 26 de julho e hoje, dia 2 de agosto, foi feita a divulgação no Diário Oficial da União. Motivo para comemorar? Não só comemorar mas, principalmente, motivo para agradecer! Agradecer a todos que confiaram no sério trabalho do Grendacc que, há 23 anos, desenvolve com qualidade o atendimento médico e multidisciplinar a crianças e adolescentes da região de JundiaÃ.
Contrariando as expectativas de alguns, fomos habilitados e, se alguém achava que isto seria impossÃvel, é só verificar no Diário da União, o resultado de um árduo trabalho em busca da meta que, agora sim, podemos comemorar como mais uma conquista em nossa caminhada. O que eu acredito, como cidadã, é que realmente nossa região e principalmente Jundiaà merecem que esse trabalho continue a beneficiar as ‘nossas crianças’.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas, agora, com esperanças renovadas de que conseguiremos atingir nossos objetivos. Dessa forma, de novo e sempre, quero agradecer a toda comunidade de Jundiaàe região, que torceram por nós, oraram com Fé e colaboraram de uma forma ou de outra para que o ‘sonho’ não morresse. Não poderia deixar de agradecer ao deputado Miguel Haddad, que sempre esteve à frente da nossa empreitada, e ao prefeito Luis Fernando Machado, que também nos ofereceu apoio significativo sempre que o procuramos, além de agradecer, e muito, a dra. Maria Augusta Rost, do escritório de advocacia Barreto&Rost de BrasÃlia.
Apesar do valor que vamos receber a partir desta habilitação (cerca de R$ 200 mil) não ser o suficiente para manter nossas atividades, estamos com ela abrindo portas em busca de novas fontes de recursos, além do que, passamos a atender um número maior de cidades e poderemos também pleitear recursos do Governo Federal.
Seguramente essa se torna mais uma vitória da união de forças e do trabalho em equipe, uma vez que:
#Juntos somos cada vez mais fortes!Â
Verci Andrêo Bútalo, diretora-presidente do Grendacc.”