Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Encontro na Pinacoteca abre o “Mês do Patrimônio”

Publicada em 06/08/2018 às 08:47

O primeiro debate tratou sobre o resgate das memórias do planejamento urbano do Município

O encontro no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), onde funciona a Pinacoteca de Jundiaí abriu as atividades do “Mês do Patrimônio”, no último sábado (4). O evento contou com a mediação do professor Francisco Carbonari e a participação dos especialistas Araken Martinho e Antônio Panizza.

Houve também o lançamento do projeto “Guardiões do Patrimônio”. “Vamos entregar às crianças das escolas municipais um passaporte com a apresentação de pontos turísticos e demais espaços preservados de nossa cidade.  Teremos uma visita guiada para explicar um pouco da história de cada local e, cada vez que as crianças passarem por esses pontos, ganharão um carimbo no passaporte”, antecipou o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni.

Para o arquiteto Elizeu Marcos Franco, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), qualquer iniciativa que possa contribuir para o aumento da percepção das pessoas quanto à necessidade da preservação do patrimônio cultural de Jundiaí é válida. “Isso amplia as discussões para os mais diferentes públicos. Gera um sentimento de pertencimento maior nas pessoas que, muitas vezes, nem se dão conta da importância da preservação desta memória”, salientou William Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí.

A programação do Mês do Patrimônio contará ainda com atrações temáticas em diversos locais e eventos no Município, como o segundo Passeio Ciclístico Rota Turística Centro Histórico e um tour encenado sobre o Teatro Polytheama. Para conferir toda a programação alusiva ao Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, basta entrar no link: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/mes-do-patrimoniohistorico-e-cultural/.

(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/06/encontro-na-pinacoteca-abre-o-mes-do-patrimonio/

Apoio