Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Conta de luz deve ter taxa extra até o final do ano

Publicada em 08/08/2018 às 17:50

As contas de luz devem manter uma cobrança adicional junto aos consumidores acionada pela chamada bandeira tarifária vermelha nível 2 até a reta final do ano, quando acaba o chamado “período seco” na região das hidrelétricas, principal fonte de energia do país, alertou nesta quarta-feira (08) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

As bandeiras, acionadas em situações de menor oferta de geração, estão no nível mais crítico e que gera a maior sobretaxa

As bandeiras, acionadas em situações de menor oferta de geração, estão no nível mais crítico e que gera a maior sobretaxa, em meio a um cenário bastante desfavorável de precipitações. Em julho, por exemplo, as chuvas na área dos reservatórios hídricos foram as piores da história, segundo Barata. Apesar da situação, o ONS não vê riscos de racionamento de eletricidade.

Para compensar as chuvas fracas, no entanto, o órgão do setor elétrico vem despachando mais térmicas, o que aumenta o custo de operação do sistema. Atualmente, há usinas a óleo e diesel acionadas para atender à demanda, as mais caras e poluentes do parque termelétrico do país.

Barata estimou que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oste, onde estão as principais hidrelétricas, devem chegar ao início do chamado “período úmido” em novembro com nível de armazenamento entre 18% a 20%, patamar semelhante ao visto no ano passado, o pior do histórico. A estimativa é bem inferior à estimativa de cerca de 40% realizada em fevereiro, ainda no início do último período de chuvas, que veio abaixo das expectativas.

(Fonte: Uol)
(Imagem: Veja)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/08/conta-de-luz-deve-ter-taxa-extra-ate-o-final-do-ano/

Apoio