Arqueólogos encontram brinco de 2,2 mil anos
Arqueólogos israelenses encontraram um brinco de ouro de mais de 2,2 mil anos em Jerusalém. A joia representa a cabeça de um animal com chifres. Foi a primeira descoberta deste tipo, feita por meio de escavações em um sÃtio arqueológico e objeto de um artigo cientÃfico em 2017, mas ainda não havia sido apresentado à imprensa.
“Não sabemos muito sobre Jerusalém na época helenÃstica”, nos séculos III e II antes de nossa era, explicou Yuval Gadot, professor na Universidade de Tel Aviv e codiretor das escavações. A cidade “sempre foi considerada muito conservadora, não deixava entrar objetos procedentes do mundo exterior”, acrescentou, de modo que encontrar um brinco de estilo grego “é muito surpreendente”.
O uso do brinco ainda é incerto, pois os profissionais não sabem se ele era utilizado por um homem e uma mulher. Mas a qualidade da joia e o fato de ter sido descoberta perto do Monte do Templo, onde se elevava o templo judaico de Jerusalém destruÃdo pelos romanos no ano 70 de nossa era, levam a supor que seu proprietário pertencia a uma classe privilegiada, acrescentou.
(Fonte e Imagem: G1)