Metade dos eleitores deve usar biometria
Metade dos eleitores brasileiros deve usar a biometria nas eleições de 2018, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número representa 73,7 milhões de pessoas. Em comparação com as últimas eleições presidenciais em 2014 o número cresceu, uma vez que esse número representava 21,7 milhões de pessoas, ou seja, 15,2% do eleitorado.
Mais de 87 milhões de eleitores têm o cadastro biométrico atualmente no Brasil (60% do eleitorado). Parte dessas pessoas, porém, está em cidades que não terão o reconhecimento das digitais disponível para as eleições deste ano. Por isso, o número total de eleitores com o cadastro é maior que o número de pessoas que vão votar usando biometria. Até 2022, o TSE espera atingir 100% do cadastramento biométrico.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o estado ainda não conseguiu concluir o cadastramento biométrico por conta do seu eleitorado “expressivo”. São Paulo tem o maior número de eleitores do país. São mais de 33 milhões de pessoas, o que representa 22,4% do eleitorado brasileiro.
O TRE-SP ainda destaca que conseguiu cumprir a meta de cadastramento de 2017/2018, que era fazer a biometria de 3,2 milhões de eleitores. “A fase foi concluída com 4,1 milhões de eleitores com biometria, ou seja, acima da meta pretendida”, afirma, em nota.
(Fonte: G1)