Zé Gotinha faz campanha contra pólio e sarampo
A família Zé Gotinha realiza campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas de Jundiaí, cuja finalidade é divulgar o ‘Dia D’ da Campanha, realizada em todo Brasil no próximo sábado (18). Além das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), o personagem percorre também as instituições de ensino da rede privada. A iniciativa é uma parceria da Vigilância Epidemiológica (VE) com as equipes do Rotary Club de Jundiaí.
Criado na década 80, o personagem atraiu a atenção na EMEB João Batista Toledo, no Jardim Tamoio. “Ele faz muita coisa boa. O Zé Gotinha dá vacina nas crianças para que não fiquem doentes. Eu tirei foto com ele”, contou o Iago Gabriel da Costa. Mirela de Oliveira, colega de classe, se conscientizou. “Eu vou falar para os meus pais que precisam me levar para tomar vacina. O Zé Gotinha falou que precisa”, comentou a menina.
“Essas crianças irão para casa e a primeira coisa que contarão será sobre a visita do Zé Gotinha. Ainda há a divulgação do panfleto da vacina na agenda dos alunos. Essa multiplicação de informações feita pelas crianças é conseguida pela vivência do momento”, comenta a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ivane Aparecida Silva Doria. O presidente do Rotary Club Jundiaí Vila Arens, José Mauro Castro Magalhães, afirma que a visita será realizada durante toda a semana. “Além das escolas públicas que atendem crianças entre 1 ano a 4 anos de idade, os grupos percorrem outros estabelecimentos.”
A enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente lembra que a vacinação, no sábado (18), em Jundiaí acontecerá em todas as UBSs, exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança, das 8h às 17h. “O público-alvo da imunização soma cerca de 19 mil crianças entre 1 ano a 4 anos de idades, mesmo que já tenham sido imunizadas. Os pais devem levar os filhos e não se esquecer da caderneta de vacinação”, explica. A vacinação prossegue até o dia 31 de agosto.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)