Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Passaporte Cultural leva crianças a patrimônios da cidade

Publicada em 17/08/2018 às 13:44

O programa Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio foi lançado no mês de agosto como parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Voltado para alunos com 5 anos de idade da rede municipal de ensino, o programa consiste em uma visita ao Complexo Fepasa, guiada por um ator vestido de chefe de estação, no preenchimento com carimbo de um passaporte personalizado, cujas folhas trazem patrimônios municipais.

Com o passaporte completo, alunos têm direito a certificado e bóton de “Guardiões do Patrimônio”

Pelo Complexo Fepasa, além de conhecerem os trilhos e locomotivas, as crianças visitam e carimbam as páginas referentes ao Museu da Cia. Paulista, onde conhecem o acervo e equipamentos; na Unidade de Gestão de Cultura conhecem o espaço administrativo e as Salas Jundiaí, dos Relógios e B1, onde podem acompanhar ensaios de artistas e oficinas; e no Poupatempo e Fatec, onde aprendem sobre preservação através da utilização dos espaços para novos propósitos.

Para a gestora da Unidade de Educação, Vasti Ferrari Marques, a iniciativa promove a integração e a tomada de consciência não somente dos alunos, mas também de suas famílias. “Queremos dar condições de pertencimento do espaço público, para que todos entendam sua relevância. Inicialmente o programa está voltado para os alunos da rede municipal, mas devido ao sucesso, a ideia já é torná-la uma atividade aberta”.

Já o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, enfatiza o foco no público infantil. “A atividade não consiste em uma simples visita. Ela é uma experiência transformadora, que convida a criança a se envolver e está cheia de ludicidade. Somente assim se conseguem criar no munícipe a vontade e o interesse em se frequentar os equipamentos públicos”.

Após a visita, os pais ou responsáveis ficam incumbidos de levar os filhos à Ponte Torta, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama, ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e à Catedral Nossa Senhora do Desterro, onde os demais carimbos serão obtidos. Com o passaporte completo, os alunos devem regressar ao Complexo Fepasa e obter o carimbo final no Departamento de Patrimônio Histórico, que lhes garantirá um certificado e um bóton de “Guardiões do Patrimônio.

(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/17/passaporte-cultural-leva-criancas-a-patrimonios-da-cidade/

Apoio