Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Monitoramento de Aterro Sanitário é feito diariamente

Publicada em 22/08/2018 às 08:49

O Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) realiza trabalho diário de monitoramento da área com o objetivo de manter a qualidade e a recuperação do passivo ambiental gerado, dando cuidado adequado aos detritos em decomposição. Os resultados são apresentados trimestralmente ao Ministério Público e à  Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), de forma prestar contas do trabalho realizado.

Há o controle permanente de índices de emissões de gases e geração de outros resíduos

Desde a sua criação, em outubro de 1986, o Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) recebeu resíduos na ordem de 2,5 milhões de toneladas aproximadamente em área de 128 mil metros quadrados, na cidade de Várzea Paulista.

Composto pelas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Louveira e Vinhedo, o Cias é responsável por cuidar do passivo do Aterro Sanitário, encerrado em 2006. De acordo com Hélio Frigeri, a área passa por verificações de diferentes tipos.

“O terreno tem a medição da emissão de gás feita diariamente. Dessa forma é possível identificar qualquer tipo de alteração no espaço, e agir de forma preventiva. Também é feito o acompanhamento na movimentação do maciço para que se identifique a necessidade de interferência ou não no corpo de resíduos, por exemplo”, comenta. As medições ainda são compostas por análises das águas superficiais e subterrâneas, leituras de níveis piezométricos (pressões) entre outros itens.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/22/monitoramento-de-aterro-sanitario-e-feito-diariamente/

Apoio