Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

O inverno de 2018 está mais frio que o de 2017?

Publicada em 22/08/2018 às 11:31

O inverno deste ano ainda não acabou, mas com o que se observa até agora, não se pode afirmar que a estação está sendo mais fria do que a temporada de 2017. As condições atípicas da primeira quinzena de agosto de 2018, com mais umidade do que normal e o frio persistente no centro-sul do país, não representam a média de toda a estação.

Ainda teremos a passagem de mais frentes frias até o final do agosto

O mês de julho é considerado o “alto inverno”. É o mês com médias de temperaturas mínimas e máximas mais baixas no centro-sul do país. Porém, o que se observou em julho de 2018 foi um mês quente e seco. A  chuva de julho de 2017 também ficou abaixo da média na maior parte do país, especialmente no centro-sul do Brasil. “É importante lembrar que é normal, para esta época do ano, que o volume seja muito baixo na maior parte das regiões, menos no Sul do Brasil”, comenta Graziella Gonçalves, meteorologista e especialista em previsão de clima da Climatempo.

A falta de chuva em julho é normal, mas o calor, não. Então, cadê o frio? ”Durante o mês de julho de 2018, as temperaturas conseguiram subir mais por conta da atuação de um bloqueio atmosférico. A água do oceano Pacífico estava mais fria do que o normal na costa do Peru, o que causou uma anomalia na circulação de ventos sobre a América do Sul e impediu a expansão do ar polar sobre o Brasil”, explica Gonçalves.

Enquanto isso, agosto de 2018 está sendo, sim, mais frio do que agosto de 2017 no centro-sul do Brasil, de forma geral, mas julho foi mais quente do que a média. Segundo Graziella, o que fez a chuva e o frio voltarem a ocorrer no Brasil em agosto de 2018 foi a quebra do bloqueio.

Ainda teremos a passagem de mais frentes frias até o final do agosto e muitas áreas do interior do país ainda podem fechar este mês com temperaturas abaixo da média. Com dois meses de inverno transcorridos, não se pode afirmar que o inverno de 2018 vai terminar mais frio do que a média. Setembro ainda pode começar com episódios de temperaturas baixas no centro-sul do Brasil, mas que logo voltam a subir. Pensando em uma média de todo o período, o inverno poderá fechar com temperaturas dentro a acima da média.

(Fonte: Climatempo)
(Imagem: Veja SP)


Leia mais CidadesClimaDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/22/o-inverno-de-2018-esta-mais-frio-que-o-de-2017/

Apoio