Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Campanha antirrábica cresce 6,9% na 1ª etapa

Publicada em 23/08/2018 às 08:25

Mesmo com o controle, há indícios do vírus estar circulando pelo município

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Jundiaí registra aumento de 6,9% no número de cães e gatos imunizados contra a raiva, apontando maior adesão da população à campanha gratuita. A vacinação permanece até o dia 01 de setembro, com postos fixos e móveis, nos bairros da cidade. As datas e horários dos locais de vacinação podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí ou no APP Jundiaí.

O balanço da Unidade de Vigilância e Zoonoses divulgado nesta quarta-feira (22) mostra que foram imunizados 16.404 animais, com crescimento de 6,7% entre os cães e 7,7% dos gatos, resultando em uma média de 6,9% em relação ao mesmos pontos percorridos no ano passado, quando foram registrados 15,3 mil doses aplicadas.

“A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura”, apronta o veterinário, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para conferir onde estão os postos, basta acessar o link.

(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/23/campanha-antirrabica-cresce-69-na-1a-etapa/

Apoio